Um Workshop dedicado para quem quer desmistificar a utilização de mecânicas de jogos em toda o setor da Saúde. Médicos, estudantes, agências e todo o todos os stakeholders que pensam em desenvolver um repertório de elementos de jogos e experimentarem a metodologia de construção de um sistema gamificado especializado que vai aumentar o engajamento e promover ações lúdicas no seu ambiente de trabalho.
O CHAMADO
Já imaginou envolver seu paciente em uma aventura, onde cada ação que ele executa é um ponto a mais para os cuidados com sua saúde?
Ou mesmo, promover um ranking dos pacientes com os hábitos mais saudáveis e que mais contribuem para seu próprio cuidado?
Se, de alguma forma, imaginou que uma parte ou todo o tratamento pode receber um contexto lúdico e divertido ou que uma rotina de hospital pode ser revestida por um jogo, então este workshop é para você!
O QUE É GAMIFICAÇÃO?
Uma das formas mais simples de explicar o conceito que eu encontrei está no livro “For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business”, para o autor gamificação é “o uso de elemento de jogos e técnicas de game design fora do contexto de jogos”, mais especificamente em ambientes que não são de jogos, o que acaba trazendo isso para a educação, para o ambiente corporativo, clínicas ou mesmo para impulsionar o envolvimento de pacientes com seu tratamento.
POR QUE GAMIFICAÇÃO É IMPORTANTE PARA A SAÚDE?
As principais causas de doenças no século 21 estão ligadas ao estresse, sedentarismo, alimentação inadequada e consumo excessivo de álcool. O engajamento do paciente com a saúde é o fator central para um tratamento de sucesso. É imprescindível investir em formas que promovam a mudança de comportamento e proporcionem uma nova experiência no cuidado.
Faz muito sentido olhar para a maior indústria do entretenimento, a dos Games e absorver elementos que fazem com que jogadores reproduzam atividades por horas, semanas ou meses para concluírem objetivos virtuais e imaginários. Com algumas mecânicas e dinâmicas interativas oriundas dos games, seremos capazes de promover um sistema mais engajador para pacientes e médicos.
Você pode encontrar mais sobre gamificação na saúde aqui:
http://medicalfuturist.com/top-examples-of-gamification-in-healthcare/
https://hcldr.wordpress.com/2016/03/19/gamification-in-healthcare-lets-play/
https://healthcareinamerica.us/digital-health-needs-more-gamification-heres-why-2ada009ffe09
A EXPERIÊNCIA
Neste workshop vocês receberão as habilidades e ferramentas necessárias para entender elementos de jogos e adaptarem os que acharem interessantes às necessidades do setor.
Isso acontecerá de forma prática e dirigida, com experimentos que levarão grupos por toda a jornada de construção do sistema de gamificado, para desenvolver o frame de um projeto real.
O CONTEÚDO
Fase: Tutorial
Vamos descobrir os fundamentos da gamificação de forma descomplicada, de onde ela veio, quais são as características e funções primordiais. Como ela acontece na saúde e quais são as implicações de sua construção.
Fase I: Definições Iniciais e Preparação
Vamos começar olhando para as definições estratégicas, indicadores de resultado e proposição do sistema de gamificação. Aqui o desafio é ser conciso em um objetivo poderoso o suficiente para gerar resultados.
Fase II: Identificar Habilidades
Nessa fase vamos mapear todas as habilidades que o jogo pode oferecer aos pacientes e médicos. O desafio é condensar todas as ideias em poucas habilidades que serão testadas adiante e relacioná-las com os indicadores dos objetivos iniciais.
Fase III: Imersão
Nesse estágio do workshop, olhamos para uma das questões mais importantes dos jogos, a imersão. Vamos descobrir como ela acontece, seus vários modos e seremos desafiados a escolher um deles para seguir com o frame do sistema de gamificação.
Fase IV: O Desafio
Essa fase é uma das maiores provocações para o mundo corporativo e também para o setor da saúde: construir desafios atrativos o suficiente para mobilizar sua audiência. Vamos entender algumas características desse tipo de desafio para reproduzir em nossos sistemas.
Fase V: Big Picture
Hora de tornar nossa construção algo visual, nesse estágio poderemos identificar problemas no fluxo da experiência do jogo. Antes de seguir para os passos que irão aprofundar cada detalhe da construção.
Fase VI: Recursos
Nessa Fase os grupos irão detalhar cada elemento sugerido até big picture. Seguindo arquétipos de jogadores que representam todas as motivações em relação a um game. Entenderemos o que as pessoas esperam e querem conquistar dentro do sistema e poderemos responder a elas com vários recursos como rankings ou trilhas de investigação.
Fase VII: StoryWorld
Neste momento do workshop o frame do gameplay estará pronto e poderemos construir um sentido épico ou mítico para a gamificação. Vamos nos deparar com a ficção mínima para construir uma imersão narrativa e após isso cada parte da ação ganhará um novo contexto emocional.
Fase VIII: Sistema de Feedback
O Feedback é uma poderosa ferramenta de construção da imersão em jogos. Um sistema de feedback explora como o jogo será entregue ou dirigido para sua audiência. Vamos pensar em várias formas de entregar a narrativa e as mecânicas do jogo.
Local: InovaHC – Health Hub HC – Coworking
Data e horário: 27/07 das 9hs às 18hs.
Endereço: Travessa da Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75, portaria 1 – InRad
Vagas Limitadas: até 30 inscritos
Inscrições: https://www.sympla.com.br/workshop-gamificacao–o-futuro-do-engajamento-na-saude__297261
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Ao final do dia, todos os participantes receberão um certificado de participação.
QUEM SERÁ O FACILITADOR DA EXPERIÊNCIA?
Ale Santos é formado em Publicidade, atuou como um dos autores da Storytellers Brand’Fiction. Trabalhou em 5 edições da gamificação do maior evento de TI da América Latina e primeiro com transmidia storytelling. Representou o país em uma antologia mundial de Ficção Científica da Intel, desenvolveu narrativas para títulos de boardgames famosos no país, como o RPGQuest. Foi premiado 4 vezes com prata e bronze no Top Blog profissional de Games com seu blog RPG Vale e já palestrou em eventos como o Fórum Transmídia e a Campus Party.
Hoje ele lidera a Savage Fiction, uma consultoria especializada em estratégias de jogos para o mundo corporativo e desenvolve sistemas de gamificação para o mercado imobiliário, treinamentos empresariais, projetos pedagógicos, de entretenimento (para TV) e também uma startup que usa genética para mudar os hábitos de saúde das pessoas.
QUEM SERÁ O COORDENADOR DA INICIATIVA?
Dra. Marisa Madi – Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1994), especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (1997) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Diretora Executiva do Instituto do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Ivisen Lourenço – Curioso e entusiasta das novas tecnologias, é design thinker, especialista em planejamento, projetos e design de serviços e produtos na área de saúde. Atualmente é responsável pela de Marketing e Estratégia do Núcleo de Inovação InovaHC. Graduado em administração de empresas pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em projetos pela Fundação Vanzolini e em Big Data&Data Analytics pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
REALIZAÇÃO:
Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas – InovaHC, em parceria com o Instituto de Radiologia do Hospital HCFMUSP e o Centro de Estudos Radiológico Rafael de Barros.