Ser diagnosticado com alguma doença é um choque. Adaptar-se a dor, as privações que o tratamento impõe e os procedimentos médicos torna-se uma luta diária que deve ser encarada com otimismo e perseverança.
Para falar sobre o paciente e o seu papel na superação das dificuldades, o médico neurologista Victor Marçal Saab foi convidado ao I Encontro Nacional de Blogueiros de Esclerose Múltipla. Para ele, “a força e a determinação para seguir em frente e enfrentar a vida está dentro de cada um de nós”. Não basta apenas esperar que os remédios mudem a sua vida. Um conjunto de ações deve ser observadas. Buscar tratamentos e alternativas como a fonoaudiologia, para tratamento da fala; terapia ocupacional, para ajudar nos movimentos mais delicados; e a psicologia, que ajuda na reabilitação emocional, são medidas que ajudam o paciente com E.M. a ter uma vida mais segura e equilibrada.
“Nossas ações resultam em uma qualidade de vida, desde uma noite de sono até a alimentação. Afinal, muita coisa depende de nós mesmos, da nossa própria vontade”, afirma Victor.
Assista palestra completa: