“A conscientização social é o maior desafio para quem tem Esclerose Múltipla”. Assim começou a participação do médico Denis Bernardi Bichuetti no I Encontro Nacional de Blogueiros de Esclerose Múltipla, no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, no dia 07 de novembro de 2014.
Aproximar e incluir socialmente o paciente com E.M. é essencial para que ele tenha uma vida mais confortável e com qualidade. Trabalho digno aos portadores de mobilidade reduzida, atenção e cuidado aos casos de estresse no trabalho, perceber que as pessoas com Esclerose Múltipla precisam de respeito é essencial. “Fazer um tratamento no consultório e oferecer medicamentos é fácil, basta eu ter as ferramentas para isso. Mas difícil mesmo é a pessoa obter compreensão familiar e social, fazer com que as pessoas não a veja com preconceitos”, explicou o médico.
Cada paciente é único e tem uma peculiaridade. Incentivar o bem-estar de quem convive com E.M. é papel do neurologista também. Desta forma, paradigmas serão rompidos e barreiras serão quebradas. “Tenho uma paciente com a doença há 14 anos. Ele corre 10 km duas vezes na semana!”, relata. Exemplos como o desse paciente provam que é possível, dentro das condições clínicas individuais, viver com qualidade na E.M.
Assista palestra completa: