1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra o HIV. De acordo com o Ministério da saúde, o Brasil registrou queda de 5,1% no número de casos de aids em 2016. Já a mortalidade caiu 7,2 % entre os anos de 2014 e 2016.
A ampliação da oferta de antirretrovirais e a redução do tempo entre diagnóstico e início do tratamento contribuiu para o controle da epidemia. A partir de dezembro de 2017, a população mais vulnerável à infecção do HIV terá acesso pelo SUS ao tratamento pré-exposição.
Metas da UNAIDS
O Brasil já cumpriu 1 das 3 metas estabelecidas pela UNAIDS no combate ao vírus HIV e conseguiu que 9 em cada 10 pessoas em tratamento chegassem à carga viral zerada no sangue. Os outros dois objetivos estão quase sendo atingidos. Em 2016, 84% das pessoas que possuem o vírus foram diagnosticadas e 72% receberam tratamento.
De acordo com a meta da UNAIDS, o índice deve ser de 90%. A nova campanha do Ministério da Saúde tem foco nas diversas formas de prevenção do HIV e também nos jovens, parcela da população que tem registrado aumento no número de infecções.
Fonte: http://futura.org.br/noticias/tratamento-pre-exposicao-ao-hiv-esta-disponivel-no-sus/