Saber contar uma boa história é uma das melhores formas de prender a atenção de alguém. Tarefa essa que Bruno Scartozzoni leva a sério. Consultor de estratégias e storytelling, professor de storytelling e transmídia da ECA/USP e da FIAP, Bruno também é co-fundador da primeira agência brasileira especializada em criação de histórias para empresas.
“Meu objetivo hoje é ensinar para vocês como contar uma história de forma atrativa e de como usar técnicas de storytelling no tipo de trabalho que vocês fazem”, comenta Bruno.
Storytelling pode ser traduzido como “contação de histórias”, mas não é só isso. Essa linguagem está presente em nosso dia a dia mais do que imaginamos. Nós consumimos storytelling em novelas, filmes, livros e até na contação de história que a professora do primário costumava realizar para nos entreter.
“Essa ideia possibilita estruturar fatos dentro de uma fórmula muito simples: um personagem lutando contra forças antagônicas para alcançar um desejo”, explica Bruno.
E ainda completa: “O trabalho que vocês [blogueiros e produtores de conteúdo de saúde] desenvolvem não é exatamente isso? Todo paciente não é um ‘personagem’ lutando contra uma doença e tentando buscar a cura, a qualidade de vida ou o apoio familiar? Isso significa que vocês são potenciais contadores de histórias sobre o assunto da saúde. E quando se conta uma boa história, ela fica para sempre. ” Bruno apresentou 13 passos pontos sobre histórias entre eles destacam-se, histórias engajam, são sempre sobre pessoas e sentimentos, sempre começam quando a rotina é quebrada e mostram o processo de transformação, apontando claramente de que forma o Storytelling pode fazer parte da rotina dos blogueiros da saúde.
Confira a palestra de Bruno Scartozzoni no o 3º Encontro de Blogueiros da saúde 2016:
palestra-storytelling-blogueiros-saude
O 3º Encontro de Blogueiros da Saúde, é uma realização do GRUPAR-RP, Blogueiros da Saúde e Encontrar, contou com apoio institucional do Instituto de Oncologia, Abrale e Vereador Gilberto Natalini e recebeu patrocínio da Merck Serono e Novartis do Brasil.