Muito se fala nos nossos dias sobre redes sociais, como Facebook, YouTube, Twitter, Instagram, entre outras, e o poder de aglutinar pessoas e espalhar ideias. Muitas empresas – principalmente as pequenas e médias – ainda não se fazem presentes nestas mídias, e se questionam: será importante estar nas redes sociais? Será que isto também é pra mim ou só para as grandes empresas?
Vou direto à resposta: seja qual for o tamanho da sua empresa, as redes sociais foram feitas para ela! Se o sonho de todo empreendedor é colocar sua empresa em evidência onde seu cliente se encontra, então corra para preencher seu espaço nas redes sociais. Elas são ferramentas de fácil acesso, baratas e que vieram para ficar. Se nos seus primeiros anos a internet era um ambiente frequentado por um pequeno segmento da sociedade, hoje em dia diria que se dá o oposto! Seja trabalhando, estudando, se divertindo, conversando, ou apenas navegando, seu cliente já está online! E, se você reparar bem, seu concorrente também…
Qual de nós não vai à internet ver as melhores opções de um produto, pesquisar as características, os melhores preços ou ainda os comentários que fazem sobre ele? Pois é, seu cliente também age assim! E se você souber trabalhar com as redes sociais, poderá se destacar no meio da multidão.
Já se convenceu? Ok, agora vem a pergunta seguinte: e como você faz para tornar úteis as redes sociais?
Como qualquer outra atividade no mundo dos negócios, a resposta passa por parar para pensar e planejar. Porque se utilizar as redes sociais se dá de forma quase gratuita – basta ter um acesso a internet – por outro lado você talvez vá investir um recurso valiosíssimo e muitas vezes escasso: seu tempo! Assim, planejar será uma atividade essencial para você poder tirar todas as vantagens das redes sociais.
Alguns pontos a serem planejados:
1) Quem é o seu cliente? O que ele gosta? Como ele usa as redes sociais? Antes de sair abrindo uma conta em cada rede social disponível, que tal descobrir quais as mais usadas pelos seus clientes?
2) Redes sociais são redes feitas por pessoas. Então nada de ter uma visão míope de que elas são só para vendas! A Coca-Cola não vende pela internet, mas mantem a página mais famosa do Facebook somente na criação de relacionamentos com seus clientes. Esta é a chave: criar relacionamentos!
3) Faça a página da empresa pelo caminho mais fácil, como a sua atual rede de amigos, parentes e clientes. Interaja com as pessoas, estimulando-as a sugerir ideias de novos produtos ou serviços, por exemplo. E como crescer o número de participantes da sua rede? É só ler o próximo tópico!
4) Gere valor para seus contatos, sempre com algo diferente, útil e relevante. Natural que você possa anunciar a promoção do dia dos pais, mas que tal divulgar conteúdos de qualidade da sua área de atuação? A lógica é a mesma das mídias tradicionais. Afinal, você não está lendo este jornal por causa da propaganda, concorda? O conteúdo fará você se tornar referência no seu setor e uma marca lembrada na hora da decisão de compra do cliente.
Em outras palavras, apesar das redes sociais serem ferramentas de comunicação instantânea, precisa-se de tempo e dedicação para se criar relacionamentos virtuais que possam gerar resultados reais para sua empresa. Bom trabalho! Sucesso!
Texto de: Semio Timeni Segundo – mestre em administração, consultor e coach
Fonte: Tribuna do Norte
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