Monitoring Pharmaceutical
Em um estudo recente realizado afim de obter informações sobre a abordagem farmacêutica em pacientes asmático, levantei algumas informações interessantes e decidi compartilhar com vocês.
Você sabia que no Brasil, a asma é responsável por cerca de 6 mortes por dia?
Você sabia que cerca de 10% da população mundial asmática, está no Brasil?
Você sabia que por mais que as descobertas sobre novos tratamentos, novas formas de abordagem na doença, o números de pessoas que dão entrada na emergência dos hospitais com crises de asma continua a aumentar?
Pois é, esta é uma realidade que enfrentamos nos dias atuais, e que há muito a ser feito para que esses números diminuam, sem mencionar os custos relacionados a asma, que são expressões gigantescas.
Durante a pesquisa, pude verificar que um dos fatores mais relatados pelos autores desta crescente procura por atendimento médico é a má adesão as instruções passadas pelos profissionais da saúde, ou seja, grande parte dos pacientes que visitam a emergência dos hospitais, não conhecem a doença, a forma correta de fazer o uso dos medicamentos inalados, a importância do acompanhamento médico mesmo sem apresentar os sintomas, entre outros.
Os pacientes que tem asma de difícil controle, devem ser avaliados por uma equipe multiprofissional da área da saúde, com o objetivo de identificar os possíveis fatores que levam a dificuldade de controlar a doença.
A medida que a educação do paciente for sendo praticada pelos profissionais da saúde, inclusive o farmacêutico clínico, acredita-se que esses números possam vir a diminuir.
Portanto, se você é portador(a) dessa doença respiratória, informe-se mais com seu médico, ou farmacêutico, sobre os cuidados necessários para manter a doença controlada, dessa forma, com certeza, você terá uma vida com muito mais qualidade.
Postado por Renato Ribeiro