A internet tem sido cada vez mais utilizada como fonte de pesquisa e meio de comunicação quando o assunto é saúde, fato devido, principalmente, por ser instrumento de fácil acesso, conveniente e anônimo.
Pesquisa publicada na Revista Bioética
A democratização possibilitada pela internet ao acesso à informação constitui ganho fundamental para a sociedade e pode se tornar poderoso instrumento à prevenção de doenças e promoção da saúde.
Entretanto, para que isso ocorra, faz-se preciso considerar três questões:
- A qualidade das informações;
- A forma como são apresentadas ao público leigo
- A seriedade dos autores do site ou o condicionamento das informações disponibilizadas aos interesses econômicos e pessoais do autor.
Este artigo pretende avaliar o impacto, sobre a relação médico-paciente, das informações disponíveis na internet. Foram aplicados questionários para 221 pacientes e 84 médicos, seguidos de análise descritiva dos dados, bem como incluídos pacientes com fácil acesso à internet e médicos que os atendem.
A pesquisa, feita pelo paciente, muitas vezes resultou em pacientes melhor informados.
Relevante número de pacientes se sentiu preocupado pela falsa impressão de portar males descritos na internet. Alguns recorreram à automedicação, modificação da prescrição médica ou, mesmo, à troca de profissional.
Não é infrequente ocorrer prejuízo ao tratamento e à relação médico-paciente relacionado às informações obtidas e seu entendimento pelo paciente.
Conclui-se que ao potencial “iatrogênico” da internet se contrapõe sua capacidade de difundir importantes informações à população.
A certificação de sites por entidade reguladora, gerando qualidade de informação e menor “iatrogenia”, associada à orientação, poderia ser útil para aperfeiçoar a relação médico-paciente.
Elisa Quaresma Coelho, Augusto Quaresma Coelho, José Eduardo Dias Cardoso
Pesquisa publicada na Revista Bioética
Leiam a publicação
Contribuição: Dr. Marcos Renato de Carvalho “Portal para o Universo da Amamentação”
www.aleitamento.com |
Facebook Comentários