Inclusão de um novo tratamento para uveítes no plano de saúde, é tema da consulta pública nº 81 da ANS
ANS recebe até o dia 21 de novembro, contribuições para a inclusão do medicamento biológico adalimumabe no plano de saúde para o tratamento da uveítes não infecciosa intermediária posterior ou panuveítes
A uveíte forma um grupo de doenças caracterizadas pela inflamação da camada média do olho, chamada úvea, ou de uma das suas partes (íris, corpo ciliar ou coroide). A uveíte pode causar redução ou perda da visão e é a terceira causa de cegueira em todo o mundo. Os pacientes adultos com uveíte que não responderam ao tratamento com corticosteroides, ou aqueles para os quais os corticoides não são indicados, precisam de novas opções de tratamento.
Em atenção a solicitação da Sociedade Brasileira de Uveítes, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), solicita a opinião de pacientes, médicos e a da sociedade civil em geral a respeito da inclusão da terapia imunobiológica com adalimumabe para o tratamento de uveítes não infecciosa intermediária posterior ou panuveítes com doença ativa devido à resposta inadequada aos corticosteroides ou em adultos com doença inativa que necessitem de redução/retirada de corticosteroides.
Participe, enviando a sua contribuição até o dia 21 de novembro de 2020, para facilitar sua participação, recomendamos seguir o passo a passo descrito abaixo:
- 1.Acesse:http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas/consulta-publica-n-81-atualizacao-do-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude-ciclo-2019-2020/consulta-publica-n-81-contribuicao-para-recomendacoes-relacionadas-as-propostas-de-medicamentos
- 2.Consulte os documentos da Consulta Pública nº 81, que estão descritos pelo nome do medicamento – doença ou seja:
- Role a página até encontrar, “Envie o seu comentário”,
- Selecione o nome do medicamento – doença.
Informe se concorda ou discorda da recomendação da ANS de incluir adalimumabe no plano de saúde para tratamento das uveítes. - Preencha o campo justificativa e os detalhes de sua experiência com a doença, informando ainda, os motivos pelos quais você acredita ser importante ter acesso a estes medicamentos nos planos de saúde.
- Clique em incluir comentário, e preencha os campos com os seus dados de identificação.
- Envie sua contribuição.
Saiba mais sobre as Uveítes
Uveíte: doença ocular que pode estar associada a doenças reumáticas e é uma das principais causas de cegueira no mundo
O que é: Uveíte é uma doença inflamatória que pode comprometer totalmente a úvea ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coroide). Em alguns casos, a inflamação atinge também o nervo óptico e a retina. A uveíte é classificada em anterior, intermediária e posterior, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta, e pode ocorrer num olho ou nos dois olhos. Segundo OMS, é a terceira causa de cegueira no mundo, depois do glaucoma e retinopatia diabética. pois pode levar a complicações como catarata, glaucoma, perda progressiva da visão e cegueira. Pode ocorrer em ambos os sexos, em qualquer idade, mas sabe-se que são mais frequentes em adultos jovens (até 45 anos).
Grupos de Risco: As uveítes podem aparecer em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice, e igualmente em ambos os sexos, mas são mais frequentes no adulto jovem. Sabe-se que pode estar associada a doenças reumáticas, como espondiloartrites, artrite reumatoide e lúpus eritematoso
Causas: Não se conhece a causa de grande parte das uveítes. Segundo a Sociedade Brasileira de Uveítes, as doenças autoimunes são a causa mais comum de uveíte anterior no Brasil, enquanto toxoplasmose é a causa mais comum de uveíte posterior.
Sintomas: Hiperemia (olho vermelho); Fotofobia (sensibilidade à luz); Dor; Visão turva, embaçada; Pequenos pontos escuros que se movimentam.
Diagnóstico: Olho vermelho e dor são sintomas comuns nos quadros de uveítes e conjuntivites. Estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância, uma vez que as uveítes, quando não tratadas, podem comprometer a visão definitivamente.
O diagnóstico diferencial também é importante para determinar as enfermidades sistêmicas, reumatológicas ou neoplasias que podem ser a causa primária de graves alterações oculares.
Tratamento: A conduta terapêutica varia de acordo com a causa das uveítes e pode exigir a orientação do oftalmologista e de um especialista na doença de base, pois o tratamento ocular promove apenas o alívio dos sintomas, se a causa primária não for resolvida.
Sobre a Consulta Pública nº 81 da ANS
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde define a cobertura obrigatória para todos os planos de saúde no Brasil, atualmente o rol é composto por uma lista de 3.336 itens, que garante, o tratamento das doenças e condições em saúde, que constam na Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é atualizado pela ANS, a cada 2 anos, neste ciclo 2019-2020 foram realizadas 27 reuniões, onde foram realizadas a apreciação inicial das 185 tecnologias em consulta pública. As reuniões para atualização do ROL da ANS, fazem parte de um processo democrático que conta com a participação dos autores das propostas de incorporações, operadoras de saúde e dos membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS).
Participe da consulta pública e deixe a sua contribuição para a ampliação do acesso nos planos de saúde.
http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas/consulta-publica-n-81-atualizacao-do-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude-ciclo-2019-2020
Referências:
-
- Rosenbaum JT, Bodaghi B, Couto C, et al. New observations and emerging ideas in diagnosis and management of non-infectious uveitis: A review. Semin Arthritis Rheum. 2019 Dec;49(3):438-445
- Jaffe GJ, Dick AD, Brézin AP, et al. N Engl J Med. 2016:8;375:932-43.
- Jabs DA, Rosenbaum JT, Foster CS, et al. Am J Ophthalmol. 2000 Oct;130(4):492-513.