Nem tudo que está na rede tem comprovação científica
Dra. Luciana Holtz fala sobre informação de qualidade na Web
A palestra sobre importância da informação de qualidade na Web foi ministrada pela presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, que também é especialista em psiconcologia e bioética. A doutora percebeu que a falta de informação estava trazendo problemas, inclusive emocionais, para os próprios pacientes e a partir dessa descoberta, decide criar o portal Oncoguia, ativo desde 2009.
Quando o paciente se depara com o diagnóstico, automaticamente se pergunta: “Doente eu? Que doença é essa? O que vai acontecer comigo? Será que eu quero saber mais? Onde encontro mais detalhes sobre o tratamento? De acordo com a especialista, nesta hora muitos recorrem ao famoso Dr. Google.
O paciente busca informação, na internet, sobre sua doença, tratamento e também busca apoio e a necessidade de compartilhar suas experiências. Os motivos dessa procura são vários. Vai de uma insatisfação sobre a informação que recebeu do médico, ou de uma baixa compreensão do que foi dito, ou até uma segunda opinião, visto que na internet há a possibilidade de fazer perguntas anônimas.
Existe a necessidade do paciente de combater o sentimento de isolamento, por isso a importância de conhecer gente com o mesmo problema que ele e de fazer novas conexões sociais. Além de ajudar e fazer a diferença na vida das pessoas que estão passando pelo mesmo problema. “O paciente informado é mais consciente e menos ansioso, e está mais preparado para o tratamento”, afirma Dra. Luciana, que acredita que a informação se transforma em conhecimento, proporcionando uma mudança de atitude.
Quase 70% dos blogueiros que responderam ao questionário do Oncoguia, são pacientes, os outros são familiares e profissionais de saúde. A maioria criou o blog para compartilhar sua experiência pessoal. E nesta hora a psicóloga propõe uma reflexão: “Existe dois tipos de blog, o diário pessoal e o ativista.
Quando o blog cresce a preocupação deixa de ser somente individual e há uma percepção maior com o outro, e nesta hora informação deve ser responsável.” Visto que essa informação, de acordo com a doutora, pode salvar vidas.
Mas para ter um blog com qualidade de informação, são necessários alguns cuidados. Um deles, é a transparência e o objetivo desse recurso de comunicação. Deve estar claro qual é a política editorial, de quem é o blog, qual o objetivo, se existir patrocinador, quem é esse patrocinador. E uma das maiores preocupações deve ser a respeito das matérias publicadas, verificar a data da informação, qual é a fonte ou seja de que veículo foi tirado.
De acordo com o CREMESP (Conselho Regional de Medicina no Estado de São Paulo ) o blog deve ser transparente e ter ética médica. Deverá ser de fácil entendimento, e o resultado dessas informações devem ser cientificamente comprovadas. Portanto, nada de dar ouvidos às informações divulgadas nas redes sobre curas milagrosas, remédios que curam todos os tipos de doença e tratamentos que não necessitaram de medicação, orienta a doutora.
Perguntas podem ser enviadas através do formulário online:
Conheça um pouco mais sobre a nossa parceira palestrante:
Importância da informação de qualidade na Web
- Palestrante Dra. Luciana Holtz de Camargo Barros
- Psicóloga, Psico-Oncologista, Especialista em Bioética, Presidente e Diretora Executiva do Instituto Oncoguia, Diretora do Portal Reumatoguia
- Site: www.oncoguia.org.br
Facebook Comentários