Além dos médicos; enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas fazem parte de um grupo essencial que acompanha a saúde do paciente de Esclerose Múltipla – a equipe multidisciplinar.
Mexe pra lá, mexe pra cá! Ana Maria Canzonieri começou sua participação no I Encontro Nacional de Blogueiros de Esclerose Múltipla colocando todo mundo pra dançar e tirando sorrisos dos convidados.
Ana Maria, que é enfermeira e psicóloga, acredita que faz parte do trabalho daqueles que acompanham a vida de um paciente, entender as atitudes e sentimentos deles. Isso ajuda a identificar sintomas e a chegar ao autoconhecimento da pessoa.
A psicóloga ainda comenta que “saúde não é necessariamente a ausência de sintomas, é o estado atingido pelo equilíbrio e pelas forças internas do indivíduo. Quando você trata alguém com alguma doença tem que se ater ao todo, o ser humano por completo”.
Convivência saudável e qualidade de vida foram algumas das diretrizes explicadas por Ana para se levar uma vida melhor, tendo ou não uma doença. “As definições do que representa saúde ou doença são culturais, ambientais, sociais e familiares. O sentir é meu e a manifestação é minha e isso pode influenciar no ambiente em que se vive”, explica a psicóloga.
Assista a palestra completa: