Relacionamento com a Imprensa em transformação, mais de 30 blogueiros de Esclerose Múltipla participaram do Workshop de Comunicação que abordou a relação entre Imprensa x blogueiros x pacientes, em São Paulo
Tem se tornado frequente no Brasil nos últimos cinco anos o fechamento de veículos de comunicação, revistas e jornais em especial, e as consequentes demissões de jornalistas em números além do normal para o mercado. Esta realidade, além da do aumento da utilização da Internet, está provocando mudanças na relação da Imprensa especializada com o seu público. Esta foi uma das análises do jornalista do Uol, Vinícius Segalla, que culminou na constatação dele durante o Media Training realizado durante 2º Encontro de Pacientes e Blogueiros de Esclerose Múltipla, no dia 23 de agosto, no Hotel HB Ninety Convention, em São Paulo.
O surgimento de blogs, veículos independentes, fóruns e espaços multilaterais de debate; a modificação da forma de se produzir notícia e o aumento da velocidade na transmissão da informação com consequente redução na qualidade da apuração contribuem para este momento vivido pela Imprensa. E é ai que entram, segundo ele, os blogueiros “especializados”. “Com mais trabalho a fazer, o jornalista necessita mais de especialistas, mas tem menos tempo para procurá-los. Quanto mais precisão na informação, mais rapidamente os blogueiros se tornarão “fontes” para o jornalista”, os blogueiros devem realçar o conteúdo de interesse jornalístico como uma estratégia de pautar a imprensa através dessas pautas iniciarem um relacionamento com os jornalistas, vislumbrou Segalla.
O jornalista acredita ser este momento uma oportunidade para que os blogueiros se organizem e entendam cada vez mais a importância das Redes Sociais no dia a dia da Imprensa. Até porque, em muitos blogs o volume de público atingido é muito maior do que muitas veiculações tradicionais.
É o caso do Blog do Ministério da Saúde, blog.saude.gov.br, que em sua página no Facebook tem mais do 1,2 milhão de curtidas. Gabriela Rocha, responsável pelo Blog governamental ressaltou o quanto é importante a informação checada e segura antes de ser veiculada. “Credibilidade é algo imprescindível para quem trabalha com informação. Nem sempre podemos confiar naquilo que encontramos na Internet. Mas é possível, com algumas técnicas verificar a credibilidade de
informações”, comentou Gabriela. No curso ela deu dicas de como os blogueiros podem correr atrás desta credibilidade. Tais como: Ignore a fonte e busque o fato; busque confirmar as informações em sites confiáveis; crie uma rede de fontes com médicos; advogados; farmacêuticos; Ongs e associações. E deixou bem claro o quanto se deve fugir das informações sem fundamento. “Sempre dê uma olhada no site www.e-farsas.com antes de publicar algo”, recomendou. Para ela o engajar faz toda a diferença, por isso sugeriu que os blogueiros devem participar de fóruns, comunidades, grupos do Facebook, devem responder aos comentários no Blog e nas Redes Sociais. Além de engajar, o blogueiro pode se envolver nas questões de políticas públicas em saúde, ressaltando que neste ano acontece a 15º Conferência Nacional de Saúde, onde blogueiros da saúde podem participar como convidados e delegados por seus municípios. Existe ainda o Dialoga Brasil um canal de comunicação atrexercecendo seu papel democrático de construção política.
Maurício Grilli, executivo de Marketing da Novartis, deixou bem claro durante o bate-papo com os blogueiros o quanto a empresa é favorável às Redes Sociais. “ Nós apoiamos a atuação dos pacientes nas redes sociais”, citou ao comentar a campanha mundial da empresa – ainda não atuante no Brasil – denominada Cidadão Jornalista da Saúde. A campanha reforça o quanto a empresa “respeita a independência e a integridade das organizações de pacientes”. A regulamentação mundial sobre como a Indústria Farmacêutica deve se relacionar com seus pacientes na Internet anda a passos bem curtos. Somente no primeiro semestre de 2016, após dois anos de atraso o FDA (U.S. Food and Drugs Administration) apresentará as regras que deverão nortear esta relação. Mais uma vez os blogueiros estão entre a fonte de informação e o paciente. Por isso, o cuidado com o que divulgação é tão importante. Roberta Garrido, representando o departamento de Comunicação da MERCK Serono, ressaltou sobre a importância dos blogueiros da saúde, como disseminadores de informação e o quanto devem ser responsáveis com o uso da informação que geram na internet.
Responsabilidades do Blogueiro Formador de Opinião, foi o tema debatido pelas blogueiras Priscila Torres (www.artritereumatoide.blog.br) e Bruna Rocha (www.esclerosemultiplaeeu.blogspot.com), ela que é doutoranda no assunto, entende os blogs da saúde, como um espaço de compartilhamento e educação, onde a informação sobre a doença que quase sempre é técnica, encontra entendimento através das histórias de vidas compartilhadas, uma vez com diagnóstico de uma doença crônica “perdemos o chão” e os blogs, servem para amparar esses indivíduos que estão em queda, por isso, as informações dos blogs de saúde, devem ser escritas com qualidade e responsabilidade, pois, dependendo do que o paciente 2.0 encontrar no blog, irá determinar a sua tomada de decisão em saúde, reforça Priscila Torres.
Gerenciamento de Plataformas e Produção de Conteúdo, foi o tema da aula de Carolina Terra, consultora de mídias sociais que abordou questões que vão desde a gestão e curadoria de conteúdo até o uso das redes sociais para distribuição de conteúdo. Carolina, reforçou sobre a importância do conteúdo com referência, fonte e credibilidade, citou três regras para a curadoria de conteúdo: pesquisa; contextualização e compartilhamento. Explanou sobre políticas, normas e diretrizes de boa conduta nas mídias sociais, enfatizando a importáncia do conteúdo do blog estar indexado nas redes sociais e finalizou ressaltando o blogueiro como”influência online”, indicando caminhos de como ser reconhecido, tornando-se uma fonte de informação e referência sobre o tema que defende, buscando conhecimento baseado em fatos e estudos, diferenciando-se dos outros e criando relacionamento com sua audiência e outros influenciadores.
Otimização e relevância de blogs foi o tema trazido pela Agência Chleba, apresentando termos como” Ads, Seo, Grants e Analystics”, permitiu aos blogueiros de esclerose múltipla, fazer uma imersão no mundo das métricas e posicionamentos da blogsfera, fornecendo subsídios para o gerenciamento profissional de seus blogs.
O Workshop de Comunicação configurou uma oportunidade unica de aprendizagem profissional para os blogueiros, permitindo que à partir deste evento, possam gerenciar com mais propriedade seus blogs e redes sociais, melhorando a qualidade da informação disseminada e possibilitando a profissionalização do blogueiro da saúde. “Agilidade, informação e credibilidade andam juntas no mundo virtual em que vivemos”, comentou Priscila Torres, organizadora do evento.
Relacionamento com a Imprensa em transformaçãoMais de 30 blogueiros de Esclerose Múltipla participaram o Media Training…
Posted by Blogueiros da Saúde on Quinta, 17 de setembro de 2015