A implantação e implementação do Serviço de Ouvidoria em instituições prestadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) é tema da oficina que acontece na terça-feira (29), sob o comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento, que reunirá representantes dos 102 municípios alagoanos, vai acontecer às 8h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP), localizado no bairro Farol, em Maceió.
A capacitação será voltada para os profissionais que atuam em unidades que prestam serviços ao SUS no Estado, orientando os que já possuem Ouvidoria e mostrando sua importância aos que ainda não possuem o serviço. A gerente da Ouvidoria SUS de Alagoas, Janaílma Azevedo, destacou que é necessária a participação de todos.
“Contamos com a presença dos gestores para que eles comprovem a importância da implantação da Ouvidoria SUS em seus municípios. O SUS se constrói com a participação coletiva e a Ouvidoria representa uma ferramenta de controle social e aprimoramento das ações executadas pela gestão”, salientou Janaílma Azevedo.
Além de temas sobre a Ouvidoria, os participantes irão conhecer o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), implantado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), e que funciona na Ouvidoria do SUS da Sesau.
“Durante a capacitação vamos apresentar o SIC, que surgiu após a criação da Lei de Acesso à Informação, onde são repassadas informações de direito público”, frisou a ouvidora do SUS em Alagoas.
Num segundo momento, Bruna Cansanção, superintendente de Correição e Ouvidoria, da Controladoria Geral do Estado, irá falar sobre a Lei de Acesso à Informação/Transparência Pública e Serviço de Informação ao Cidadão. À tarde, serão feitas as apresentações sobre as Ouvidorias SUS Alagoas, SUS Municipal e Hospitalar e a oficina será encerrada com um debate.
Fonte: Agência Alagoas