“Para publicar na Internet, respeite sempre o outro, inclusive a Legislação”
Ao exercer seu direito de liberdade de expressão, os blogueiros de saúde precisam observar certos limites, a fim de não violarem outros já previstos em lei. Embora democratizada, a internet não é um mundo sem dono, e sim um meio em que muitas transgressões legais podem acontecer.
“Na internet as pessoas acham que existe um escudo e que ali ela pode fazer o que quiser. Mas tanto em nossa vida pessoal, quanto virtual, temos que agir da mesma forma, com respeito mútuo”, afirma Tiago Farina Matos, advogado especialista em Direitos da Saúde. Segundo o especialista, blogueiros e ativistas precisam tomar muito cuidado para não cometer calúnia e difamação, além de plágio e publicidade indireta de medicamentos, mesmo aqueles que não dependem de prescrição médicas.
“Sigam as diretrizes de manuais de redação (Folha ou Estadão), citem sempre a fonte ao duplicar alguma informação. Quando for utilizar imagem, pegue de um banco de imagem próprio para isso São pequenas atitudes que mantém o seu direito nas redes sociais”, explicou.
***DICIONÁRIO:
Calúnia: Fato falso definido como crime
Difamação: Fato ofensivo à reputação
Injúria: Qualidade negativa – ofensa ao decoro ou à dignidade
Assista a palestra completa: