Vacinas também são essenciais para a saúde do idoso – Especialista do Lâmina alerta sobre a importância da imunização para as pessoas com mais de 60 anos de idade.
No Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, as autoridades de saúde reforçam que manter a caderneta de vacina atualizada é fundamental para a saúde. E se engana quem pensa que o objetivo é proteger apenas as crianças. Com o aumento expressivo da população idosa, é cada vez mais importante cuidar dos mais velhos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de idosos cresceu 18% nos últimos 5 anos no país e deve chegar aos 66,5 milhões até 2050, mais do que o triplo dos 19,6 milhões de idosos. O aumento da expectativa de vida é fruto do aumento da preocupação do brasileiro com a saúde e qualidade de vida.
O gerente de relacionamento médico do Lâmina Medicina Diagnóstica – que integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica, Alberto Chebabo, esclarece que os cuidados com a saúde devem ir além da realização de exames periódicos e da atenção à alimentação. “É importante manter a caderneta de vacinas atualizada após os 60 anos”, explica.
As vacinas pneumocócica (13-valente e 23-valente), contra a herpes zóster e contra o vírus Influenza são as mais importantes para essa faixa etária. As demais devem ser indicadas pelo profissional de saúde, mediante avaliação do cartão de vacina ou da doença que o paciente possa ter.
Vacinas
- Pneumocócica (13 e 23-valente): indicada a partir dos 50 anos;
- Herpes Zóster: indicada para todas as pessoas que tiveram contato com o vírus, principalmente quem teve catapora na infância;
- Influenza: dose anual;
- Dupla adulto (difteria e tétano): reforço a cada 10 anos.
Cuidado exclusivo para idosos
Para proporcionar um atendimento mais conveniente a este público o Lâmina Medicina Diagnóstica Mega Unidade Barra da Tijuca é o primeiro laboratório do Rio de Janeiro a oferecer um programa exclusivo aos idosos, o Club 60+, que proporciona benefícios e diferenciais no atendimento.
Para Alberto Chebabo, o serviço se caracteriza por um olhar atento às necessidades humanas. “O atendimento aos idosos visa melhorar a vida das pessoas e dar a atenção necessária aos pacientes com mais de 60 anos, com todo conforto e qualidade, para que a experiência dentro do laboratório o incentive a cuidar cada vez mais da saúde”, afirma.
O Club 60+ oferece ambientes confortáveis para atendimento e coleta, além de disponibilizar opções de lupas como lentes corretivas para a abertura de ficha. Como o idoso costuma tem geralmente uma pele mais sensível, o exame de sangue é realizado por profissional com ampla experiência na coleta para este tipo de paciente. E para evitar hematomas após a retirada do sangue, o especialista utiliza o garrote, que auxilia o procedimento e gera mais conforto. Os pacientes ainda têm outros diferenciais e mais conveniência na realização de exames de imagem.
Para quem está perto ou já chegou aos 60 anos, alguns exames tornam-se ainda mais importantes para conferir o estado geral do organismo e detectar precocemente doenças que ainda não se manifestaram. Pensando nisso, o Lâmina criou um pacote exclusivo para os idosos, de forma que quem busca exames particulares possa se cuidar e aproveitar um valor mais acessível no conjunto de testes. Com este check-up, é possível identificar alterações na saúde para ampliar as chances de cura ou controle de eventuais questões.
Fonte: Assessoria de Imprensa