“Quanto vale o trabalho do blogueiro?” Quanto cobrar em banner e publieditorial?
“Deixando de ser apenas um blogueiro”
Um blogueiro consegue viver daquilo que escreve? Muita gente acha que ter um blog é fazer dinheiro fácil, mas não é bem assim. Raphael Gordilho, médico com MBA em Marketing e conselheiro no portal Empreender Saúde, falou sobre a monetização de blogs, e afirmou: “existem muitas armadilhas para blogueiros de primeira viagem, uma delas é o tamanho do contrato que ele faz com um anunciante, a promessa de exclusividade e um mídia kit mal feito”, explicou.
Para ele o blogueiro precisa saber primeiramente qual é o seu objetivo com o blog, para então pensar em como monetizar a plataforma. Em sua fala, Raphael mostrou valores que empresas como Uol, Globo, Terra, Infomoney e Estadão cobram por CPM – abreviatura de “custo por mil impressões”.
Os anunciantes que veiculam anúncios de CPM escolhem o preço desejado por 1000 anúncios exibidos, selecionam os canais específicos em que desejam mostrar seus anúncios e pagam sempre que os anúncios são exibidos.
Raphael contou ainda sobre como o Empreender Saúde deixou de ser apenas um blog sobre empreendedorismo na saúde, para se tornar o maior formador de opinião em saúde digital da América Latina.
Entre os temas abordados pelo palestrante estão: responsabilidades do blogueiro como mídia, quais maneiras de monetizar a iniciativa, como atrair a atenção e quais são as armadilhas para blogueiros de primeira viagem.
Conheça o Empreender Saúde: www.empreendersaude.com.br
Assista a palestra completa: