Especialista explica quais alimentos e hábitos devem ser adotados para evitar doenças cardiovasculares
No mês em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol (8 de agosto), o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) lista alimentos que podem contribuir para o controle desta doença, que afeta 40% da população brasileira e é responsável por cerca de 300 mil mortes anuais no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Segundo a Dra. Ivia Fulguera, médica cardiologista do CEJAM, a manutenção da saúde cardiovascular requer três cuidados essenciais: monitoramento periódico da pressão arterial, alimentação com pouca gordura trans e saturada e atividade física.
Sendo assim, a especialista aponta alguns alimentos que podem contribuir com a saúde cardiovascular:
• A soja pode diminuir o nível de colesterol de LDL (colesterol ruim) já que é uma fonte importante de fitosterol e ácido linoleico;
• Cebola, repolho e alface brancos podem ser substituídos pelos mesmos alimentos, porém na cor roxa, que contém antocianina, um corante natural e antioxidante que ajuda a evitar o colesterol alto;
• Suco de uva natural, que também é uma ótima escolha pois tem resveratrol, pode aumentar o colesterol de HDL (colesterol bom);
• O chocolate contém antioxidantes e, se consumido com moderação, não aumenta o colesterol ruim;
• Não é necessário evitar comer ovos, consumir um por dia não aumentará o risco de doenças cardiovasculares.
E o mais importante, mesmo com o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, é fundamental manter acompanhamento médico.
Sobre o CEJAM
O Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Cajamar, Campinas, Guarulhos, Itu, Francisco Morato, Embu das Artes, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Santos, Franco da Rocha, Osasco e Rio de Janeiro.
Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da entidade.
Para mais informações, acesse: http://cejam.org.br/
Fonte: Assessoria de imprensa