No programa, especialista explica porque as mulheres têm mais risco de osteoporose e aponta os primeiros sinais da doença.
A osteoporose é uma doença silenciosa, que avança lentamente. Não há dor nem sintomas. Com o tempo, os ossos tornam-se frágeis e, com uma simples queda ou impacto, podem partir-se como gravetos. A redução da densidade óssea é a causa desse enfraquecimento.
Estima-se que 10 milhões de brasileiros têm o problema, sendo que as mulheres são as mais afetadas. Uma em cada três mulheres com mais de 50 anos tem a doença. Entre os homens da mesma faixa etária, um em cada cinco é afetado.
No programa Veja Saúde, a jornalista Natalia Cuminale entrevista o reumatologista Charlles Heldan, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.
Na entrevista, Heldan responde as principais dúvidas em relação ao problema, como o papel da alimentação e dos exercícios físicos na prevenção da osteoporose. Na entrevista, ele também aponta quais são as opções para quem não consome leite, por exemplo.
Semanalmente, o programa Veja Saúde recebe médicos e especialistas das mais variadas áreas para falar sobre qualidade de vida e cuidados com o corpo e a mente. O programa também tem a versão curta, em pílulas, sobre vários temas.
Fonte: Veja Abril