- Lançamento oficial da campanha aconteceu hoje em São Paulo foi realizado pela presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Dra. Hitomi Miura Nakagawa. Atriz Samara Felippo é madrinha da ação.
- O objetivo da campanha é fornecer informação qualificada ao público leigo por meio de plataformas digital e física, que disponibilizam conteúdos científicos com linguagem acessível a todos os interessados.
- Até maio desse ano, foram registradas 7.584 gestantes com casos suspeitos da doença. Destes, 2.844 foram confirmados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Microcefalia e Zika vírus são termos que entraram há pouco tempo no vocabulário dos brasileiros, mas que já mobilizaram muitas famílias a repensarem o momento de ter um filho. O alarme não é por acaso: o número de gestantes com suspeita da doença assusta e é difícil entender com clareza os riscos e como se prevenir. Diante disso, e da necessidade de prover informação científica qualificada de forma acessível ao público de interesse, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) – com patrocínio da a Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia e apoio da Ferring e da UCB – lança a campanha “Vamos Conversar” em São Paulo.
“O público leigo se vê num fogo cruzado de informação, inclusive de fontes sem credibilidade”, explica Dra. Hitomi Miura Nakagawa, presidente SBRA. “Achamos, então, relevante criar uma ação que convida todos para uma conversa com credibilidade e clareza”, completa. Para que essa “conversa” possa atingir o maior número possível de pessoas, foram criadas plataformas digital e física, que disponibilizam conteúdos científicos com linguagem acessível, depoimentos de profissionais da saúde e testemunhos de casais que tomaram diferentes decisões sobre gravidez.
A atriz Samara Fellipo é madrinha da ação. “Ser mãe foi uma das maiores realizações da minha vida, por isso aceitei o convite para participar dessa ação. Levar informação sobre esse tema tão delicado é imprescindível, especialmente para esclarecer os fatos que envolvem gravidez e zika”, diz a atriz.
Para saber mais e conhecer o conteúdo, basta acessar site da campanha www.gravidezemtemposdezika.com.br e a página do Facebook www.facebook.com/gravidezemtemposdezika.