O processo de comunicação tem apresentado transformações radicais ao longo do tempo, e a última década prova isso. Antes centralizada em determinados meios como a televisão aberta, rádios, jornais e revistas, a informação, se democratizou.
A mudança no processo comunicativo foi progressiva, tanto que os índices de audiência e de tiragem destes canais tem caído. O público está se deslocando para a Internet, e esta ‘metamorfose’ precisa ser observada, uma vez que cria novas relações entre as pessoas, governo e sociedade.
Henrique Neves, diretor geral da Sociedade Israelita Albert Einstein, deu o pontapé inicial nas apresentações do II Encontro Nacional de Blogueiros da Saúde e falou das boas práticas que blogueiros e ativistas da Saúde podem seguir na Internet. Para ele, o ambiente web “permitiu a disseminação da informação de maneira ágil, e a um custo mais baixo. E mais que isso, ela deu poder às pessoas, liberdade de emitir sua opinião e participar das discussões sobre qualquer tema”, declarou.
Neves deu início à área de Mídias Digitais no Einstein, que percebeu na metade da década passada a necessidade de interlocução com a sociedade, com propósito de atuar na vida delas. “Vemos hoje que a quantidade de informação se multiplica assim como as interações. Nos adequamos criando uma estrutura que respondesse de forma ágil, senão você acaba desestimulando quem está do outro lado. Na blogosfera, temos que ser responsáveis e não nos esconder por meio de subterfúgios, como o anonimato. Fundamental é nos basear em fatos”, finalizou.