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Soluções para substituir o açúcar serão destaques do WellFood Ingredients 2019

Evento dedicado a ingredientes funcionais e saudáveis irá mostrar o que as indústrias de alimentos podem fazer ante a restrição crescente à sacarose, atendendo a campanhas em prol da saúde sem deixar de agradar ao consumidor

O compromisso da indústria de alimentos para reduzir os teores de açúcar de uma série de produtos, firmado com o governo brasileiro no final de novembro último, terá impacto positivo na saúde pública. Graças ao acordo, 144 mil toneladas do insumo deverão deixar de ser consumidas pela população até 2022, ajudando a frear a escalada de problemas como a obesidade e o diabetes. As campanhas de moderação no açúcar trazem ao setor alimentício desafios e oportunidades que serão discutidos na segunda edição do https://solidrp.com/link.php?code=bDpodHRwJTNBJTJGJTJGd3d3LndlbGxmb29kc3VtbWl0LmNvbS5iciUyRjoyODQ4MTczODc6ZGlhYmV0ZXNAYmxvZ3VlaXJvc2Rhc2F1ZGUub3JnLmJyOmE5YTU3NQ==. O evento, organizado pela Koelnmesse e de caráter único no Brasil, acontecerá nos dias 3 e 4 de abril de 2019 no Centro de Exposições Pro Magno, em São Paulo.

O pacto recém-assinado entre indústria e governo envolve cinco categorias de produtos: bebidas açucaradas; biscoitos; bolos e misturas; achocolatados; e produtos lácteos. Cada uma delas tem https://solidrp.com/ com o avanço dos projetos sendo verificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em biscoitos, por exemplo, a intenção é cortar o grau de sacarose em mais de 60%.

Como parte integrante das atividades do WellFood Ingredients, o congresso internacional promoverá palestras e debates sobre como as indústrias podem atender a essa e a outras transformações do mercado. “Profissionais de marketing, P&D, assuntos regulatórios e inovação terão acesso a um conteúdo que irá prepará-los para os desafios atuais e os que estão por vir. Além disso, poderão interagir com os maiores fornecedores de ingredientes na área adjunta de exposições”, antecipa Eduardo Araújo, produtor da conferência. A organização tem apoio do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).

Para quem atua na cadeia de valor de alimentos, estar atualizado quanto a ingredientes é vital para a reformulação de produtos. “O consumidor quer alimentos benéficos à saúde, mas sem comprometimento de sabor, textura e outras características sensoriais”, afirma Renata Cassar, cientista sênior de nutrição da Tate & Lyle – fabricante de ingredientes e soluções para alimentos e bebidas e uma das patrocinadoras do Wellfood Ingredients. “O açúcar é um ingrediente tradicionalmente muito usado em nossa cultura alimentar para adoçar e conferir aos alimentos textura, maciez e caramelização – aquela cor típica adquirida pelos bolos e biscoitos após assados. Substituí-lo implica um estudo criterioso, caso a caso, para se achar a melhor solução”, ressalta a profissional.

Foi a Tate & Lyle que, 40 anos atrás, descobriu a hoje popular sucralose – adoçante de baixa caloria e de papel importante como alternativa dietética para diabéticos e indivíduos que desejam restringir o consumo calórico. A quantidade da sucralose SPLENDA® já produzida pela companhia permitiu a substituição de mais de 21 milhões de toneladas de açúcar na dieta humana. A empresa também oferece adoçantes à base de plantas. Sua linha TASTEVA®, por exemplo, não confere amargor nem o sabor residual que muitos consumidores dizem sentir ao ingerir versões tradicionais dos adoçantes à base de estévia.

Prevenção do diabetes

Conforme explica Renata, os adoçantes não calóricos, bem como os adoçantes de baixas calorias, proporcionam um sabor doce muitas vezes superior ao do açúcar. A estévia, por exemplo, tem de 200 a 300 vezes a doçura da sacarose; na sucralose, essa potência pode alcançar 600 vezes. São, portanto, ingredientes que podem ser utilizados em quantidades muito pequenas. E sem elevar os níveis de glicose e insulina no sangue, favorecendo, por exemplo, a prevenção e o controle do diabetes – doença que acomete uma em cada 11 pessoas no mundo e aproximadamente 12,5 milhões de brasileiros (8,7% da população adulta ativa), segundo dados da https://solidrp.com.

A especialista em nutrição da Tate & Lyle lembra que 80% dos casos de diabetes podem ser prevenidos. O fato enseja aos fabricantes de alimentos a tomada de medidas proativas para que os consumidores adotem uma dieta mais adequada. “O grande desafio”, diz Renata, “é oferecer alimentos e bebidas que sejam ao mesmo tempo saudáveis e deliciosos. É nisso que trabalhamos”.

O brasileiro consome, em média, 80 gramas de açúcar por dia, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo quer, de início, baixar o índice para 50 gramas por dia. Embora os alimentos não sejam a principal fonte da ingestão da substância (respondem por 36% do total, contra 64% de açúcar adicionado a comes e bebes pelo próprio consumidor), a indústria não deve deixar de se manter atenta ao panorama do mercado. “Diversas mudanças no padrão de alimentação estão acontecendo em todo o mundo e nem sempre teremos uma lei ou acordo para ditar as regras a serem adotadas”, pondera Eduardo Araújo. “Por isso, a participação em eventos como o WellFood Ingredients é cada vez mais importante”.

Sobre o WellFood Ingredients – Em sua segunda edição, o WellFood Ingredients – Summit Internacional de Ingredientes Funcionais, Nutracêuticos e Naturais, reúne as empresas líderes do setor, no dias 3 e 4 de abril de 2019, no Centro de Eventos Pro Magno, para apresentar ao público a evolução em produtos e as tendências para a indústria de alimentos. O congresso internacional trará painéis, cases e debates importantes sobre temas atuais que impactam toda a cadeia produtivas e os consumidores. Assim como na primeira edição, a organização da conferência terá apoio do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo). A expectativa da Koelnmesse do Brasil, organizadora do evento, é receber mais de dois mil visitantes e dobrar o número de empresas expositoras. Entre as novas participantes, estão Sensient, DSM, CHR Hansen, GNT Brasil, Alibra, Gelita, Beneo,Tate & Lyle, Duas Rodas, Liotécnica, Kylios e Ayalla.

Sobre a Koelnmesse Brazil

Atualmente, a Koelnmesse organiza seis feiras no Brasil: a feira de moda infantil FIT 0/16, realizada duas vezes por ano em São Paulo; a Pueri Expo, Feira Internacional de Negócios em Puericultura, evento inspirado na maior feira de artigos infantis do mundo, a “Kind + Jugend”; o WellFood Ingredients, Summit Internacional de Ingredientes Funcionais e Nutracêuticos, e o lançamento ANUFOOD Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, inspired by Anuga, que será realizada em 2019. Já em Curitiba, acontece a cada dois anos a ANUTEC Brazil, feira de tecnologia para indústria alimentícia. A Koelnmesse Brasil está localizada em São Paulo e conta com uma equipe com mais de 10 anos de experiência na organização de grandes eventos para diversas indústrias. Sob comando do diretor Cassiano Facchinetti, a filial brasileira é responsável pelos eventos internacionais da Koelnmesse, além do futuro desenvolvimento das atividades comerciais no país.

Koelnmesse – Global Competence in FoodandFoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a AnugaFoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações: https://solidrp.com.

Serviço:

WellFood Ingredients 2019

Data: 3 e 4 de abril

Local: Centro de Eventos Pro Magno

Endereço: Rua Samaritá, 230 – Casa Verde – São Paulo

Horário: Congresso das 08:00 às 17:45 / Exposição das 10:00 às 19:00

Mais informações: https://solidrp.com/link.php?code=bDpodHRwJTNBJTJGJTJGd3d3LndlbGxmb29kc3VtbWl0LmNvbS5iciUyRjoyODQ4MTczODc6ZGlhYmV0ZXNAYmxvZ3VlaXJvc2Rhc2F1ZGUub3JnLmJyOmE5YTU3NQ==

Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação – Koelnmesse

Sobre Priscila Torres

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O diagnóstico de uma doença crônica, em 2006, me tornou, blogueira e ativista digital da saúde. Sou idealizadora do Grupo EncontrAR e Blogueiros da Saúde. Vice-Presidente do Grupar-RP, presidente do EncontrAR. Apaixonada por transformação social, graduanda em Comunicação Social "Jornalismo" na Faculdades Unidas Metropolitanas.

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