A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) abriu uma consulta pública para que todos da sociedade possam dar a sua opinião sobre a inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) do ácido ursodesoxicólico no tratamento da Colangite Biliar Primária.
Através de um dossiê que avalia as evidências de eficácia e segurança, foi solicitado à CONITEC uma avaliação de incorporação do medicamento ácido ursodesoxicólico, devido sua eficácia em alterar a história natural da doença.
A consulta pública está aberta de 4 a 23 de agosto de 2018. Para o envio de contribuições, o interessado deve acessar o site http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas, sob o nome “Ácido ursodesoxicólico para colangite biliar primária”, consulta número 250000431202018/60 – e seguir as instruções.
Ao acessar o link, dois formulários eletrônicos estarão disponíveis: um para contribuições de cunho técnico-científico e outro para que pacientes ou seus responsáveis relatem suas experiências no uso de medicamentos, produtos e/ou procedimentos. Cada contribuição vale muito!
Esta é a chance que temos para contribuir com a CONITEC na tomada de decisão e disponibilizar uma nova alternativa de tratamento no SUS aos portadores de Colangite Biliar Primária.