Os serviços da Ofatlmoclínica de Santa Maria, clínica particular que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), somente devem ser normalizados em janeiro de 2018. A projeção foi dada pelo titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn. Na última segunda-feira (18), as atividades foram suspensas depois que a direção da clínica alegou que não tem mais condições financeiras de manter os serviços.
A 4ª CRS afirmou a GaúchaZH, na manhã desta quarta-feira (20), que a tendência é mesmo de que o Hospital São Roque de Faxinal do Soturno, que fica a 50 quilômetros de Santa Maria, passe a atender aos pacientes. Com o fechamento da Oftalmoclínica, cerca de 1,3 mil pacientes deverão ser atingidos pela falta de atendimento com a descontinuidade dos serviços.
Mesmo assim, aqueles casos considerados mais graves serão levados ao Hospital de Faxinal do Soturno e também ao Hospital Universitário de Santa Maria. Cabe à 4ª CRS dar o encaminhamento àqueles pacientes referenciados a essas unidades hospitalares.
Decisão e consequência
A direção da clínica decidiu, nesta semana, pelo fechamento porque os valores da tabela SUS são insuficientes para cobrir os custos com cirurgias e com consultas. Outro efeito disso é a consequência social, já que a Oftalmoclínica teve de dispensar 14 funcionários.
A situação se agravou mais depois que a prefeitura de Santa Maria comunicou, há cerca de 45 dias, que não compraria mais os serviços da Oftalmoclínica.