Muitas vezes a personalidade mais quieta e fechada dá margem para a preocupação dos pais, mas nem sempre quer dizer que há algo errado
A introspecção é um traço de personalidade mal compreendido e algumas vezes é confundido, até mesmo, com arrogância. De acordo com o psicólogo e pesquisador Jonathan Chick, do Hospital Castle Craig, no Reino Unido, é possível que existam quatro tipos de introvertidos: sociais, pensantes, ansiosos e reservados. Essa linha de reflexão pode desmistificar o que se imagina sobre as pessoas introspectivas, inclusive por parte dos pais.
Os sociais ter um perfil mais falante, dão risadas e chegam a contar piadas, porém escolhem amigos com cuidado e se abrem com poucos. Os ansiosos costumam ser mal compreendidos e buscam a solidão, pois a companhia de outras pessoas os deixa assustados. Já o pensantes nem percebem a presença dos demais ao redor e podem permanecer por horas imersos em seus pensamentos. Por último, para os reservados a ideia de se relacionar não chega a ser assustadora, mas gostam de analisar tudo e pensar com bastante cuidado antes de se comunicar.
“Logo na infância o pai ou a mãe tem o costume de incentivar alguns comportamentos dos filhos, sem ter a sensibilidade e o cuidado de analisar se aquilo tem relação com a personalidade da criança ou não. É comum os pais insistirem para os filhos cumprimentarem todas as pessoas no ambiente, forçarem para ficarem em grupo com os amigos ou não se isolarem, por exemplo”, explica Camila Cury, psicóloga e presidente da Escola da Inteligência – programa especializado em educação socioemocional idealizado por Augusto Cury.
A preocupação aumenta significativamente quando essas crianças chegam à adolescência e os traços da personalidade começam a ficar mais sólidos e evidentes. A pessoa mais introspectiva tem algumas características como eleger apenas um ou dois amigos para ter um relacionamento, preferem assistir a filmes sozinhos e não em família, e não gostam de programas coletivos.
“Os pais precisam entender que essa é apenas a natureza deles e não há nenhum problema em ser assim, desde que a pessoa não sofra com isso. O papel deles é conduzir a criança para que se sinta segura em ser o que é e se desenvolva como indivíduo, tenha liberdade dentro das suas peculiaridades, sem o receio de ser julgado ou mesmo rejeitado”, afirma Camila.
Ainda assim, a família de um modo geral, pode propor para essa criança ou adolescente a experiência de estar mais perto, de criar novos vínculos, fazer novos amigos e desenvolver mais afetividade. “É um exercício que pode ser feito sem pressão, demonstrando empatia e vontade de realmente compreender o filho. Isso vai abrir caminhos para novas relações e trará uma identidade segura”, finaliza.
Sobre a Escola da Inteligência
Idealizada por Augusto Cury, desde 2010, a Escola da Inteligência traz uma abordagem socioemocional às escolas brasileiras. O programa já marca presença em mais 1.200 institutos educacionais, atendendo mais de 400 mil alunos. A EI aborda as necessidades específicas de cada faixa etária e o programa é aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente. Com o auxílio de materiais impressos, audiovisuais e digitais, avaliação do desenvolvimento da inteligência socioemocional e formação dos professores, a Escola da Inteligência tem ensinado crianças e adolescentes de todo o Brasil sobre o funcionamento da mente e os comportamentos humanos, os preparando, assim, para os desafios do presente e do amanhã. Conheça mais sobre o programa em: www.escoladainteligencia.com.br
Fonte: Assessoria de imprensa.